segunda-feira, 22 de setembro de 2025

19.09.2025 - Nabil Bonduki e Kongjian Yu no Parque Linear Tiquatira



Nesta semana, estive com o arquiteto e professor da Universidade de Pequim Kongjian Yu, chinês criador do conceito cidade-esponja: um modelo de urbanismo que aproveita a própria natureza para reter, limpar e reutilizar a água da chuva para as necessidades da cidade.


Conversamos sobre a importância desse conceito em São Paulo, onde uma proposta semelhante já foi incluida no Plano Diretor desde 2002, com os parques lineares ao longo dos córregos e rios, mas que infelizmente encontra grandes dificuldades para ser implementada.

Nessa perspectva, visitamos o Tiquatira, um parque linear que está compativel com o conceito de cidade-esponja. Ali, se formou uma pequena floresta urbana, graças a Hélio da Silva, que em 21 anos plantou mais de 41 mil árvores de 170 espécies diferentes.

O professor ficou encantado e viu muito potencial. Lembrou que não se trata apenas de reciclar a água, mas também de usá-la para nutrir a vegetação e, a partir dela, enriquecer o solo e fertilizar árvores frutíferas.

Em contraponto, visitamos também áreas de assentamentos precários, como a do Keralux, na Zona Leste, onde a ocupação às margens do rio evidencia a dificuldade de compatibilizar a proteção dos cursos d'água com as necessidades habitacionais.

Kongjian está em São Paulo para participar da Bienal de Arquitetura. Aproveitou a visita para gravar um documentário sobre o que já foi feito — e o que ainda pode ser feito — no Brasil para enfrentar os alagamentos e melhorar o manejo da água.

Seu conceito de cidade-esponja é uma resposta eficaz às mudanças climáticas e um caminho para preservar o meio ambiente. Na opinião dele, temos política, tecnologia, técnica, orçamento e até as questões sociais necessárias para implantar o modelo. Ele não é daqui, mas tem total razão.

O problema é que nossa Prefeitura prefere investir em um túnel que não resolverá o trânsito, mas resultará na derrubada de centenas de árvores. Lamentável.

Em um momento em que as mudanças climáticas já impactam diretamente a vida nas cidades, pensar no futuro de São Paulo é também pensar no futuro da nossa água. Suas ideias são inspiradoras e com certeza vamos lutar para que sejam implantadas.

13.09.2025 - Terra Trend

Clique para ver


Na Zona Leste de São Paulo, um único morador transformou um lixão em floresta: Hélio da Silva, o “plantador de árvores”. Em 22 anos, ele criou o Parque Linear Tiquatira um corredor verde de 3 km e 192 mil m² com mais de 40 mil árvores que resgatam a Mata Atlântica e refrescam a cidade.

Hoje, tucanos e dezenas de aves sobrevoam a Vila São Geraldo, e a autoestima da comunidade voltou a florescer. Compartilhe esta história e siga o TerraTrend para descobrir mais segredos incríveis do nosso mundo.

12.09.2025 - Nosso lindo parque

Nosso lindo parque, por Saulo Oliveira Clique para ver




Prêmio PNBE de Cidadania de 2025

 



05.09.2025 TV Aparecida - O homem que plantou mais de 40 mil árvores na zona leste de SP | Viva a Tarde



Clique para ver

 Conheça o 'Plantador de Árvore' conhecido como Hélio da Silva. Tudo começou em 2003 quando ele e a esposa viram a situação da Penha e resolveram fazer a diferença, conheça já essa história emocionante e se sinta motivado(a) a mudar.

Conteúdo exibido no programa "Viva a Tarde" dia 05/09/2025

18.08.2025 - Jornal do Belém - O plantador de árvores

Clique para ler 

O plantador de árvores

Renato Nalini
18/08/2025 08h23 - Atualizado há 1 mês
Ele existe. Não é lenda. Chama-se Hélio da Silva e, sozinho, conseguiu fazer o primeiro grande corredor ecológico da capital paulista, por muitos chamada de “selva de pedra”.
            Seu amor pela natureza o moveu e continua a mover. Hoje são quarenta e três mil árvores plantadas ao longo de um córrego que estava praticamente morto. O projeto Tiquatira já mereceu reportagens nacionais e internacionais. E o “Seu” Hélio continua na labuta. Quer chegar às cinquenta mil árvores. E chegará.
            O local merece uma visita. Ele enfrentou dificuldades e incompreensões. Muitas vezes, as árvores plantadas eram arrancadas. Por maldade e ignorância. Caminham sempre juntas. Mas ele não desistia. Plantava de novo.
            Hoje, o trecho atrai visitas e é o preferido para as caminhadas dos moradores da região Leste. O exemplo de Hélio da Silva é a demonstração mais evidente de que uma só pessoa, se quiser, tiver idealismo, entusiasmo e vontade, pode mudar o mundo para melhor.
            Quando sabemos que o Brasil se destacou nas últimas décadas por ser uma pátria de “fabricantes de desertos”, é confortador encontrar exemplos como o do “Seu” Hélio. Vale a pena incentivar outras pessoas a que façam o mesmo. Quem quiser saber mais sobre o bosque Tiquatira, pode consultar o blog oplantadordearvores.bogspot.com.br ou se contactar com Hélio da Silva pelo e-mail plantadordearvores@gmail.com
            Depois disso, mãos à obra. Todos os municípios do Brasil precisam de árvores. Quem quer replicar esse paradigma tão edificante em sua cidade?
A natureza agradecerá e, mais do que isso, garantir-se-á melhores tempos para as novas e futuras gerações, gravemente ameaçadas de uma vida inóspita se o desmatamento continuar e, com ele, o aquecimento global, o causador das emergências que agora já estão sendo chamadas “cataclismo climático”. Enquanto há esperança, vamos agir!

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.   

14.08.2025 Senac São Paulo - DAP Palestra: O Plantador de árvores com Hélio da Silva


Clique para assistir

Conheça a história inspiradora de Hélio da Silva, morador da zona leste de São Paulo, que enfrentou a degradação urbana com as próprias mãos — e milhares de mudas. Movido pelo desejo de retribuir à cidade, o Sr. Hélio iniciou o plantio de árvores às margens do Córrego Tiquatira, o que mais tarde resultou na criação do primeiro parque linear de São Paulo: o Parque Tiquatira.

A palestra convida à reflexão sobre o poder de um gesto individual, a relação entre pessoas e paisagens, e como pequenas ações podem transformar o futuro urbano.

06.07.2025 Ayata Atelier - Mari Colin - O livro



Clique para ver 

Final do ano passado recebi um convite da querida Vanessa para elaborar um presente para o pai dela. Agora eu já posso contar, pois o presente já foi entregue!

A coisa toda aconteceu assim:

Em uma conversa durante a aula de remo, ela me contou sobre a história do seu pai, o seu Hélio, que planta árvores há mais de 21 anos em uma área de São Paulo, mais precisamente na Penha, zona Leste.

De cara, já me encantei pela história e por esse lindo feito do seu Hélio. Quanta dedicação!

Realizamos algumas reuniões para visualizar o fotolivro , e fui imaginando como poderíamos materializar isso. Uma observação, eu nunca havia feito o projeto gráfico de um livro. E eu agradeço demais a Vanessa pela oportunidade! Querendo ou não, é um projeto…

E observando o que ela tinha de material, diversas fotos organizadas e datadas por ano, fizemos esse fotolivro de bolso, pois seu Hélio adora contar e mostrar esse história e feito; e junto com o fotolivro uma linha do tempo com imagens mostrando a evolução do parque ao longo dos anos!

A urbanista aqui pirou de ver a transformação da mancha verde…

É ou não é uma baita realização?

É ou não é um grande carinho entregar um presente assim?

Espero que esse livro tenha ainda mais edições

01.07.2025 AFPESP Oficial - EcoVoz – Ep 2 – Convidado: Hélio da Silva (plantador de árvores)


 clique para ver

No 2º episódio do EcoVoz, o coordenador de Meio Ambiente da AFPESP, Gilberto Natalini, conversa com Hélio da Silva, que já plantou milhares de árvores. A maioria delas no Parque Linear Tiquatira, na zona leste de São Paulo, SP.

01.07.2025 Assembléia Legislativa de São Paulo - Parque Tiquatira, na zona leste de SP, nasceu do esforço de Helio da Silva, plantador de árvores

 


O córrego do Tiquatira delimitou por muitos anos a área urbana da cidade, separando-a da área rural. Em 1988 foi inaugurada a Avenida Governador Carvalho Pinto, ligando a Avenida São Miguel até a Marginal Tietê. Entre as pistas desta avenida, um homem conseguiu transformar uma paisagem inóspita num parque. Veja neste vídeo a história de Helio da Silva, conhecido como o plantador de árvores. Ele já plantou mais de 40 mil árvores neste que hoje é considerado o primeiro parque linear de SP. Este vídeo do programa Ecocidadão da TV Alesp fala de ecologia, meio ambiente, preservação do verde, resiliência e resistência.

26.06.2025 CNN Prime Time - Mais de 41 mil árvores foram plantadas por morador de São Paulo


Morador da zona Leste de São Paulo, Hélio da Silva plantou mais de 41 mil árvores no antigo no córrego Tiquatira. Hoje, o antigo córrego se tornou o primeiro parque linear da Cidade. #CNNBrasil

clique para ver

27.06.2025 Pano de Fundo podcast - Ep 10 - O Plantador de árvores.



Você sabia que um único homem plantou mais de 41.000 árvores na Zona Leste de São Paulo? #sustentabilidade #podcast


Clique para ver

Conheça a história inspiradora de Hélio da Silva, o “Plantador de Árvores”, que há mais de 20 anos transforma um terreno abandonado no Parque Linear Tiquatira hoje um oásis verde de 3,2 km com 162 espécies arbóreas.

23.06.2025 BBC World Service

 Clique para ver



🇧🇷 Hélio da Silva had a dream - to transform wasteland in the centre of São Paulo into a park.🌳🌳🌳⁣

Over 20 years he’s planted 40,000 trees from 160 different species and his small project, Tiquatira Park, has become one of the largest in the city.⁣

It's now an island of tranquillity in one of the most populated regions of São Paulo, it’s also helping the city deal with increasingly frequent heat waves, related to climate change.⁣

🎧 Click the link in our bio to hear more about tree planting.⁣

14.06.2025 - Edição Paulistar

 Clique para ver


Valéria Almeida parte para o distrito de Cangaíba pra conhecer o Tiquatira, o maior parque linear de São Paulo. Lá encontra o morador que transformou um sonho em realidade ao plantar ali mais de 40 mil árvores, experimenta o famoso pão de queijo com goiabada e conhece pessoas que transformaram a vida por meio da dança.

07.06.2025 Cidades e Soluções

 Clique para ver

04.06.2025 TV Boa Votade: Plantando o Futuro: Hélio já plantou 40 mil árvores em SP | BOA VONTADE NOTÍCIAS

 



Clique para ver

Em meio ao concreto da Zona Leste de São Paulo, um ex-executivo de 73 anos, dedicou mais de duas décadas para plantar mais de 40 mil árvores, convertendo um antigo lixão em um vibrante parque linear. Veja na reportagem.

01.06.2025 Jardim Onírico: Árvores e mais árvores: Sr Hélio fez um mega parque sozinho


Árvores e mais árvores só poderia dar num... PARQUE! Esse é o episódio que celebra a determinação e obstinação do Sr Hélio da Silva. Ele sozinho plantou 40.000 árvores e criou o parque linear mais importante do Brasil e um dos maiores do mundo.

O Sr Hélio é um exemplo de resiliência e perseverança. O 1o episódio você encontra aqui: Clique aqui   Hélio da Silva, conhecido como o "Plantador de Árvores", foi um executivo de empresas e hoje é um ambientalista de mão cheia que dedicou mais de 20 anos ao reflorestamento urbano na Zona Leste de São Paulo. Sua iniciativa transformou áreas degradadas em espaços verdes, beneficiando a comunidade local. Parque Linear Tiquatira: Hélio foi fundamental na criação do primeiro parque linear de São Paulo, o Parque Linear Tiquatira Engenheiro Werner Eugênio Zulauf. Entre 1988 e 2008, ele plantou cerca de 5.000 mudas ao longo de 3,5 km, resultando em um espaço verde que atrai diversas espécies de fauna e flora. Ao longo de sua trajetória, Seu Hélio já plantou mais de 40.000 árvores, muitas delas nativas da Mata Atlântica e frutíferas, contribuindo para a biodiversidade local. Reconhecimento Internacional: Seu trabalho ganhou destaque internacional, sendo reconhecido por veículos como o jornal espanhol El País, que destacou sua dedicação em transformar áreas urbanas negligenciadas em espaços verdes vibrantes. A iniciativa de Hélio não apenas melhorou a qualidade ambiental da região, mas também proporcionou um espaço de lazer e bem-estar para os moradores. O parque oferece áreas para caminhadas, exercícios e convivência, promovendo a saúde e a integração social. O Sr. Hélio acredita que o progresso está na coexistência pacífica com a natureza. Sua missão reflete a importância de ações individuais na construção de um ambiente mais sustentável e saudável para todos.

24.05.2025 Brasil Sustentável - APOSENTADO TRANSFORMA LIXÃO EM FLORESTA, CONHEÇA O TIQUATIRA

Há 21 anos, a zona leste de São Paulo, era tomada por entulho, lixo e abandono. Foi então que Hélio Silva, decidiu agir sozinho e começou a plantar árvores. Hoje, são mais de 41 mil árvores que transformaram a paisagem em uma floresta urbana vibrante, cheia de pássaros, sombra e cura. Nesta entrevista com a jornalista Beatriz Bevilaqua, conheça a história de um homem comum que resgatou a natureza e a saúde mental de uma comunidade inteira com a criação do Parque Tiquatira.

 Clique aqui para ver